Como usar a série “YOU” na Redação do ENEM

A série “You”, disponível na Netflix, é um série que apesar de conter alguns elementos de Redação que já foram abordados no ENEM, contém uma análise interessante sobre outro tipo de problema, o distúrbio mental.
▪️
Em 2011, o tema da Redação foi “Viver em Rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado”, ou seja, é difícil que caia algo relacionado a rede social novamente esse ano, mas não muda o fato de você poder utilizar essa série em outro vestibular.

🔸
DISTÚRBIO MENTAL
🔸

O distúrbio mental presenciado pelo personagem Joe, ao longo da série, na busca por Beck é nítido e tem nome: Psicopata.
A psicopatia é apenas um entre vários distúrbios mentais que a Medicina conhece e também um dos mais difíceis de diagnosticar e detectar.
▪️
Numa possível Redação sobre esse tema, você poderia citar no desenvolvimento uma passagem da série e na proposta de intervenção maneiras de como fiscalizar com mais êxito, por exemplo, quando acontecem crimes e o suspeito insinua que é psicopata.

🔸
EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS
🔸

A série também deixa claro a superexposição nas redes sociais nos dias de hoje. Todos nós sabemos que isso acontece e muito. Na série, Joe, facilmente utiliza as mídias sociais como ferramentas para reunir as informações pessoais e se aproximar de Beck.
▪️
A série é muito boa, porém, acredito que esse tema não tenha muita chance de aparecer novamente no ENEM, exceto sobre distúrbio. Espero que tenham gostado.
🔹
Nome: You
Duração: 00:42min
Gênero: Drama | Suspense
Elenco principal: Penn Badgley, Elizabeth Lail, Ambyr Childers
Temporadas: 1

EXEMPLO DE REDAÇÃO

O fluxo imigratório para o Brasil vem se acentuando desde a década de noventa , devido a melhorias nos campos sociais e econômicos, os quais eram os principais fatores de emigração, ou seja , de saída do país. Apesar de estimular o respeito à diversidade cultural , além de outros benefícios, a imigração exige atenção, pois caso negligenciada , poderá ocasionar problemas sociais. A principal causa para tal movimento é o progresso econômico do Brasil , confirmado pela liderança do bloco financeiro sul-americano, o Mercosul .

Além disso, como consequência do crescimento econômico, as condições sociais melhoraram, como a expectativa de vida , as quais também são resultado das políticas assistenciais do governo, como o Bolsa-família. Com isso, grande parte da população que emigrava , em busca de melhores condições de vida , permanece no país. Paralelamente , as dificuldades econômico-sociais de outros países, como o Haiti , abalado pelo terremoto ocorrido em 2010, estimulam a entrada de estrangeiros no Brasil . Além disso, a globalização, fenômeno de interdependência entre as nações, facilita a imigração.

Como nenhuma produz todos os bens e alimentos dos quais necessita , os fluxos comerciais e de trabalho aumentam. Um exemplo é a migração de cientistas e engenheiros estrangeiros para os pólos tecnológicos paulistas. Além disso, a globalização também se caracteriza pelos progressos nas telecomunicações e nos transportes, mais rápidos e acessíveis, facilitando os deslocamentos. Nesse sentido, o Brasil é favorecido, com a entrada de mais indivíduos na população economicamente ativa , e com a interação de sua sociedade com novas culturas, respeitando as diferenças. Contudo, apesar de tais benef ícios, o fluxo imigratório pode ser prejudicial . Um exemplo, verificado principalmente na fronteira com a Bolívia , é o tráfico de drogas, o qual é facilitado. Além disso, doenças podem ser trazidas, vitimando brasileiros.

Outra questão problemática é a adaptação à língua portuguesa , o que pode dificultar a garantia de trabalhos dignos. Com isso, pode aumentar a informalidade , bem como a criminalidade. Tal situação se agrava quando a imigração é ilegal , pois dificulta a atuação do Estado brasileiro. Desse modo, percebe-se que boa parte de tais problemas pode ser solucionada a partir da integração do migrante à sociedade , de forma plena. No caso da sociedade civil , faz-se importante recepcionar bem os estrangeiros, o que pode ser conseguido com festas ou encontros públicos, que facilitam a interação e o aprendizado da língua portuguesa. Quanto ao Estado, é importante garantir a dignidade dos empregos, aplicando as dirigências da Consolidação das leis do trabalho (CLT), além de fiscalizar regiões de fronteiras, combatendo o tráfico de drogas.

Close

Publicidade