Como usar a série “Pretty Little Liars” na Redação do ENEM

Mais uma série disponível na Netflix, “Pretty Little Liars” não é bem uma série focada em assuntos de forma tão abragentes, porém, notei em alguns episódios e momentos situações que se enquadram num possível tema da Redação.
▪️
A série conta situações que um grupo de garotas vive diariamente após o desaparecimento misterioso de Alison, líder do grupo.

🔸
DISTÚRBIO ALIMENTAR
🔸

Como sabemos, existem vários tipos de distúrbios alimentares, seja estando acima ou abaixo do peso. Na série, a personagem Hanna costumava estar acima do peso e antes do desaparecimento de Alison, Hanna é chamada de Baleia.
Isso fez com que ela desenvolvesse problemas com bulimia – distúrbio alimentar.
▪️
Hanna ficou popular e é evidente aqui o estereótipo de padrão corporal exigido pela sociedade, que, no entanto, acarreta num problema de saúde para Hanna.

🔸
AUTOMEDICAÇÃO
🔸

Esse tema foi muito discutido nos últimos anos e na série, a personagem Spencer faz uso de medicamentos para potencializar sua inteligência, de modo que fica dependente e precisa de tratamento psiquiátrico. Na Série a pílula é identificada como Adderall. Insônia e paranoia são alguns dos sintomas que Spencer adquiriu com o uso do medicamento sem os meios devidos de informação.
▪️
Por consequência das longas filas de postos médicos, muitas pessoas optam por pesquisar de maneira virtual os seus sintomas e qual medicamento a mesma deve recorrer para uso próprio. O problema é que a internet nem sempre está 100% correta, e muitas informações podem ser nocivas/falsas, incitando a piora do indivíduo. E aqui encontramos mais uma problema/tema para a Redação, a precariedade do Sistema Único de Saúde.
▪️
É fato que os episódios citados desta série não são argumentos tão fortes para se usar na Redação. Se fosse pra escolher entre usar um, escolheria o da automedicação no parágrafo de Desenvolvimento e utilizaria alguns dados para melhor o argumento.
🔹
Nome: Pretty Little Liars
Duração: 42 min
Gênero: Drama 
Elenco principal:Ashley Benson, Lucy Hale, Troian Bellisario
Temporadas: 7

EXEMPLO DE REDAÇÃO

Japoneses, italianos, portugueses, açorianos ou espanhóis. Durante o século XIX, muitos foram os povos que , em busca de trabalho e bem-estar social , desembarcaram no Brasil e enriqueceram nossa cultura. Atualmente , em pleno século XXI, a imigração para o Brasil mantém-se crescente , desafiando não somente nossa sociedade como também nossa economia. Assim como os antigos imigrantes, os indivíduos que hoje se instalam em território brasileiro anseiam por melhores e mais dignas condições de vida. Muitos deles, devido à Crise Econômica originada em 2008, viram-se obrigados a se dirigir para outras nações, como o Brasil .

Os espanhóis, por exemplo, por terem sido intensamente atingidos pela recessão, já somam uma quantidade expressiva na periferia de São Paulo. Diante disso, a fração da sociedade que reside em tal localidade vem enfrentando muitas dificuldades em “dividir ” seu espaço, que , inicialmente , não era adequado à sobrevivência , quem dirá após a chegada dos europeus. Segundo pesquisas realizadas pelo jornal “A Folha de São Paulo”, no primeiro semestre de 2012, brasileiros e espanhóis dos arredores de São Paulo vivem em constantes conflitos e a causa traduz-se , justamente , na irregularidade habitacional que ambos compartilham. Como se não bastasse , a economia brasileira também tem sofrido com a chegada dos migrantes.

Existem, entre eles, tanto trabalhadores desqualificados como profissionais graduados. O problema reside na pouca oferta de emprego a eles destinada. Visto que não recebem oportunidades, passam a integrar setores informais da economia , sem direitos trabalhistas e com ausência de pagamento dos devidos impostos. O Estado, dessa forma , deixa de arrecadar capital e de aproveitar a mão-de-obra disponível , o que auxiliaria no andamento da economia nacional . Assim, com a finalidade de preparar a sociedade e a economia brasileiras para a chegada dos novos imigrantes, medidas devem ser tomadas.

O Estado deve oferecer incentivos às empresas que empregarem os recém-chegados; essas, por sua vez, devem preparálos para o mercado brasileiro, oferecendo treinamentos adequados e cursos de Língua Portuguesa e , ainda , garantir seus direitos trabalhistas. É imprescindível que o governo procure habitações para os imigrantes e que nós, brasileiros, respeitemos os povos que , seja no passado ou no presente , somente têm a nos acrescentar.

Close

Publicidade