Como usar a série “Orange is The New Black” na Redação do ENEM

A série, original da Netflix, retrata a vida num presídio federal feminino, onde vários assuntos podem ser usados como argumentos válidos, principalmente no Desenvolvimento de sua Redação.
▪️
A série retrata a vida de Piper Chapman, que acaba de entrar na prisão e, apesar de ela mesmo vivenciar algumas situações, a série retrata como as detentas sofrem com o racismo e o machismo, além de manifestar o iminente uso de drogas e aborto. No entanto, uma pitada de empoderamento feminino é notada.
▪️
Temas como esses são o que todo estudante gostaria que caísse na Redação, pois são temas quentes e que sempre nos preparamos.

🔸
RACISMO
🔸

A segregação enfrentada na prisão é nítida desde o momento em que Piper chama pisa seus pés. É notável um percentual bem maior de pessoas negras na prisão e os argumentos sobre racismo aparecem em praticamente todos os episódios.

🔸
ABORTO
🔸

Talvez muitos não se lembram, mas a personagem Tiffany Doggett, em um episódio, conta sobre todos os seus abortos que fez por conta própria em clínicas especializadas, por não poder oferecer uma vida saudável para o seu filho. A personagem Black (Big Boo) inclusive, em uma festa na prisão, diz que o aborto feito por Tiffany foi melhor para ela do que se tivesse dado a luz.

🔸
USO DE DROGAS
🔸

Dentro da prisão é comum, em qualquer prisão, a entrada de drogas. Seja por corrupção interna ou por visitantes íntimos. Sendo assim, na série, o uso de drogas é mostrado com muito rigor, inclusive levando à morte, com a personagem Tricia Miller, que tem uma overdose. A série retrata também personagens que conseguiram se livrar da droga mesmo estando lá dentro.

🔸
VISIBILIDADE LGBT
🔸

Orange is the New Black tem um papel importante na conscientização da sociedade acerca da necessidade de combater o preconceito com a comunidade LGBT. A série explora, constantemente, os relacionamentos homoafetivos entre as detentas e aborda, por meio da personagem Sophia Burset, o drama de ser uma mulher transexual dentro – e fora – de uma prisão.
🔹
Nome: Orange is the new Black
Duração: 01:00h
Gênero: Drama | Comédia
Elenco principal: Taylor Schilling 
Temporadas: 6

EXEMPLO DE REDAÇÃO

Diferentemente do que ocorreu em séculos passados durante o processo de colonização, o Brasil , no século XXI, destaca-se no cenário mundial por atuar como área de atração populacional . Tal interesse pela residência no país é resultado de sucessivas conquistas, as quais foram benéficas para o reconhecimento da nação pelo mundo. Nesse cenário, as políticas relacionadas ao desenvolvimento expressivo devem ser prosseguidas, na tentativa de tornar a migração um fator positivo e proporcionar a diversidade.

O movimento migratório para o Brasil apresenta como um dos fatores motivadores a maior estabilidade política alcançada. Diante de um cenário mundial de crises, conflitos e desequilíbrios, vários indivíduos de diversas partes do mundo buscam se instalar no país a fim de ter acesso a condições mais dignificáveis de vida. Um dos grandes responsáveis por esse cenário é o papel de liderança e representatividade que o Brasil assume em órgãos como o Mercosul , o FMI e a ONU.

Outro fator relacionado à imigração para o país envolve aspectos sociais. A educação e a saúde são elementos fundamentais nesse processo. Por meio delas, os índices de pobreza e analfabetismo reduzem, e grande parte da população tem acesso à estabilidade financeira e qualidade de vida. A partir disso, o Brasil adquire estabilidade social e inverte o papel de fornecedor de profissionais qualificados, os quais procuravam os centros de poder como a Europa e os Estados Unidos.

Diante do cenário benéfico e atrativo no qual o Brasil se encontra , é necessário que a continuidade e a qualidade das políticas que promovem a imigração positiva sejam prosseguidas. Isso pode ser feito por meio de investimentos em setores como a educação e a saúde , assim como a criação de órgãos que proporcionem o controle da entrada de migrantes e que deem assistência a esses. Feito isso, a diversidade populacional e o desenvolvimento serão promovidos

Close

Publicidade