Como usar a série “O Mundo Sombrio de Sabrina” na Redação do ENEM

Mais uma indicação de série que recebeu excelente avaliação dos maratonistas e que foi muito pedida aqui no direct. Seguinte, eu não sou muito fã de Séries ou Filmes que fujam da realidade de maneira literal, porém, até gosto daqueles distópicos e nessa série “O mundo sombrio de Sabrina” o que realmente faz a série ser boa e instigante são os assuntos atuais, tratados de forma secundária, mas com muita importância social. .
Um dos mais abordados, sem sombra de dúvidas, é a questão da religião. Lembrando que, em 2016 o tema da Redação do ENEM (1ºaplicação) foi “Caminhos para combater a Intolerância Religiosa”. Portanto, não vou focar tanto nesse tema, mas você pode usar a série caso esse tema apareça em algum outro Vestibular.

🔸
BULLYING
🔸

Suzie, amiga de Sabrina, é uma menina tímida, com um estilo de vestimenta desinteressante do ponto de vista masculino. Sua aparência de cabelos curtos, seios pequenos e curvas escondidas pelas roupas a fazem sofrer bullying. Quando Suzie se encoraja em responder, é agredida fisicamente. Sabrina, ao ver os problemas da amiga, pede a ajuda das Três Irmãs Estranhas, que estudam no colégio de bruxas. Apenas com o feitiço que pregava uma peça nos garotos em questão, Suzie teve sossego. Nesse cenário, eu utilizaria esse acontecimento em um parágrafo de Desenvolvimento e tentaria anexar esse acontecimento com alguma citação de um filósofo/autor e depois retomar esse problema na oração final.

🔸
EMPODERAMENTO FEMININO
🔸

Outro assunto relevante é o empoderamento feminino. Sabrina, Suzie e Roz (a outra amiga que compõe o trio) formam um clube de apoio e suporte a mulheres na escola. Isso acontece após o ocorrido com Suzie e depois de o diretor proibir determinadas leituras que julgava ser imprópria aos estudantes. Para enfatizar o empoderamento, a série trabalha com maestria a personagem Prudence, líder das Três Irmãs Estranhas, que domina as maldades contra alguns humanos e até mesmo contra Sabrina, por ser metade humana e metade bruxa. Outro momento da série que você pode utilizar no Desenvolvimento, visto que, na Introdução é importante citar algo mais histórico e, no Desenvolvimento, visto que, na Introdução é importante citar algo mais histórico e, no Desenvolvimento, complementar com alguma contextualização, no caso, essa cena do filme.

🔸
LGBT
🔸

Em um mundo onde as barreiras da sexualidade estão se tornando mais frágeis e os adolescentes têm maior liberdade para expressar o que mais gostam e lutar por seus direitos de serem eles mesmos, na série isto também se reflete. Ambrose, primo de Sabrina, representa a busca da liberdade sexual como um pansexual, uma pessoa aberta à intimidade com pessoas de ambos os sexos. Essa característica é algo diferente em uma série, onde quase sempre vemos os personagens como heterossexuais, homossexuais ou bissexuais.

🔹
DETALHES
🔹

Nome: O mundo sombrio de Sabrina
Duração: 52 min
Ano: 2018
Gênero: Drama/Fantasia/Terror
Elenco: Kiernan Shipka
Temporadas: 2
Onde assistir? Netflix

EXEMPLO DE REDAÇÃO

“A história da humanidade é a história da luta…” das mulheres. Karl Marx, filósofo e sociólogo alemão, baseou seu pensamento na extinção gradual das classes sociais e das diferenças presentes na sociedade moderna. Analogamente , percebe-se , no âmbito das relações sociais humanas, a presença de um grupo que não foge à luta por seus direitos: a população feminina. Por viverem em um país patriarcal — herança herdada dos tempos do Império — as mulheres brasileiras permanecem à deriva da sociedade.

Levando isso em consideração, recebem maus tratos e são menosprezadas por homens e chefes de famílias. Na ótica aristotélica , a mulher é concebida como a encarnação de um homem ruim. Este fato talvez justifique o alto índice de violência contra o espírito feminino em voga no Brasil , subjugado por homens e até mesmo mulheres que desrespeitam a igualdade do gênero. Segundo o Mapa da Violência de 2012, milhares de mulheres foram assassinadas, como também muitas delas sofreram com os mais diversos tipos de agressão, incluindo agressões de caráter físico, com predomínio de 51,68% dos casos.

Entretanto, existem movimentos e organizações que têm como compromisso a redução dos descasos com a figura da mulher, como a campanha contra o femincídio, que une cidadãs em prol do combate ao patriarcalismo que impera na sociedade brasileira. Infelizmente , nem toda comunidade feminina se junta e segue esses princípios. Geralmente , as mulheres aceitam a dominação e , no viés de Max Weber, só há dominação se houver aceitação.

Não se deve esquecer que as atitudes femininas são sutis, levando-as a questionarem o poderio de uma denúncia a uma delegacia de polícia mais próxima. Portanto, com o intuito de atenuar os maus tratos e a submissão da mulher na contemporaneidade , cabe ao Estado a fiscalização da Lei Maria da Penha e também a aplicação da mesma com maior rigor. Além disso, é papel da sociedade a criação de fóruns de discussão sobre os direitos da mulher, inspirados em grandes figuras adeptas à valorização feminina , como Frida Kahlo e Simone de Beavouir. Cabe à mídia a divulgação de casos de violência doméstica , via televisão e internet, que promoverão a conscientização da sociedade a respeito do quanto a mulher tem valor.

Close

Publicidade