Como usar a série “Dear White People” na Redação do ENEM

Essa série, original da Netflix, retrata o racismo contra pessoas negras através de outras nuances. É claro que o racismo pela cor da pele, ou seja, a pigmentocracia, existe aqui. No entanto, a série aborda temas mais profundos na vida de um negro.
▪️
A série é sobre um grupo de estudantes negros enfrentando o racismo estrutural de uma universidade americana elitista, ou seja: majoritariamente frequentada por pessoas brancas. Em seus dez episódios, o lançamento retrata a conjuntura racista em que vivemos e evidencia esse fato mediante o uso da representação tanto de micro quanto de macro agressões.

🔸
RACISMO ESTRUTURAL
🔸

O racismo não está somente em insultos, xingamentos e violações de direitos claros. O racismo estrutural está em tudo o que nos constitui enquanto sociedade, está na nossa linguagem, nos nossos costumes e crenças. E isso é um tema amplamente abordado pela série durante todos os episódios.

🔸
APROPRIAÇÃO CULTURAL
🔸

Este é um tema árido e de compreensão dificultada por desinformações compartilhadas à exaustão pelos espaços da internet. Por ser uma série que se trata da temática do racismo, é claro que a apropriação cultural não seria deixada de lado. Durante uma apresentação artística, Sam e Reggie discutem sobre o quanto aquela expressão se apropriou de diferentes culturas. A cena tem uma tonalidade leve, mas o assunto é sério e que bom que foi abordado.
▪️
Um diferencial positivo da série é colocar diversos negros e as diversas maneiras de cada um encarar o racismo, mostrando que não há um estereótipo de negro, como sempre é representado personagens negros dentro da indústria cultural. Através dos diferentes personagens negros é retratada uma pluralidade do ser negro.
▪️
Essa série pode ser usada como argumento principal na sua Redação. Utilizando uma contextualização histórica na Introdução e parafraseando no Desenvolvimento uma situação da série que retrata as diversas formas e situações que os negros vivem hoje.
🔹
Nome: Cara Gente Branca (Dear White People)
Duração: 30 min
Gênero: Drama | Comédia 
Elenco principal: Logan Browning, Brandon P Bell, Marque Richardson 
Temporadas: 2

EXEMPLO DE REDAÇÃO

Durante , principalmente , a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida , inúmeros brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Embora o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional , segundo previsões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C.

Esse aspecto contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, entretanto, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão-de-obra e a miséria. Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental , por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. Ademais, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saude e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.

Close

Publicidade