Como usar a série “Atypical ” na Redação do ENEM

Uma série que está na sua terceira temporada e possui um foco central: Autismo.
Atypical conta a história do jovem Sam que está em busca da sua própria independência e de ser uma pessoa normal.
▪️
Esse tema se encaixa no mesmo “desafio” que o ENEM propôs com a Redação do ano passado, só muda o personagem, antes deficiente auditivo e agora autista.

🔸
AUTISMO
🔸

Portanto, usar essa série cairia muito bem num dos parágrafos do Desenvolvimento.
▪️
Na Introdução poderia citar o contexto histórico de como o autismo não tinha tanta relevância antigamente como nos dias de hoje.
▪️
No Desenvolvimento você pode citar essa série e também o personagem do livro “O cérebro autista” de Temple Grandin, onde é abordado o cotidiano problemático de um indivíduo
com autismo.
▪️
Tem também a lei nº 12.764 da proteção aos direitos dos autistas e uma nota da ONU que cerca de 70 milhões de pessoas possuem autismo no mundo e essa proporção chega a 2 milhões no Brasil.
🔹
Nome: Atypical
Duração: 30 min
Gênero: Drama | Comédia
Elenco principal: Keir Gilchrist, Jennifer Jason Leigh
Temporadas: 3

EXEMPLO DE REDAÇÃO

O fluxo de pessoas pelo mundo sempre foi objeto de estudo para entender a dinâmica econômica e social do globo. Nos últimos anos, a mudança na economia e o novo espaço que o Brasil tem conquistado no cenário internacional atraiu trabalhadores e turistas, apontando para movimentos migratórios cada vez mais intensos para o Brasil no século XXI. Desde o Brasil Colônia , a imigração para o Brasil é expressiva. Foi preciso povoar o território para garantir o controle da região e , além disso, escravos foram trazidos da África para satisfazer as necessidades econômicas das lavouras. Mais tarde , já no Brasil Império, com a abolição da escravatura , imigrantes europeus encheram os portos brasileiros para substituir a mão-de-obra e embranquecer a população.

No Brasil República , a abertura para o capital estrangeiro trouxe multinacionais para o país. Neste século XXI, as causas da imigração são outras e decorrem dos avanços do país. Como país emergente na economia mundial , o Brasil atrai atenções de diversos setores, como moda e tecnologia. A crise que a Europa e os Estados Unidos vivenciam hoje atrai ainda mais imigrantes, confiantes na estabilidade econômica e chances de progresso. Até os brasileiros que saíram do país em busca de melhores condições estão retornando por acreditarem no potencial brasileiro. Por isso, é preciso aproveitar o momento oportuno, que traz vantagens econômicas e trocas culturais.

Como mostra o passado, os imigrantes podem favorecer o desenvolvimento e o futuro promete ainda mais pessoas vindo para o Brasil . A certeza de que a migração oferecerá impacto econômico e social para o Brasil é reforçada pelos eventos importantes que terão sede no país: a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A infraestrutura para a recepção dessas pessoas está sendo montada e , se tiver sucesso no comando desses eventos, os efeitos serão benéficos para a economia e para a sociedade. O Brasil é destino cobiçado na mente de empresários, trabalhadores e turistas hoje. Para aproveitar esse momento, o governo deve inserir esses imigrantes no mercado de trabalho, aproveitar sua qualificação e incentivar o intercâmbio cultural . Dessa forma , a herança das imigrações será bem utilizada.

Close

Publicidade