Como usar a série “Anne With an E” na Redação do ENEM

Uma série que aborda vários temas em duas temporadas. A série é original da Netflix e aborda temas, além do preconceito, sobre bullying, feminismo, adoção e também como a mulher é reprimida.
▪️
“Anne With an E” é uma série singela que nos lembra que as simples coisas do mundo podem ser magníficas e que com imaginação e bondade, podemos passar por todas a situações da vida.

🔸
FEMINISMO / IDENTIDADE
🔸

O desconforto em relação ao corpo, o padrão de beleza, o casamento e a relação de solidariedade com outras mulheres, é tratado de forma sensível e honesta. Em uma cena, Anne pergunta para suas colegas sobre a primeira menstruação. Até hoje, para muitas meninas, a menstruação faz parte daqueles assuntos não verbalizados, cheios de pudor e vergonha, e costumam ficar profundamente desconfortáveis, mostrando o abismo entre Anne e as outras meninas.
De forma discreta, Anne With an E faz uma crítica ao comportamento de algumas mulheres que se diziam progressistas e sufragistas, mas que possuíam dificuldades de entender outras mulheres que não se enquadravam nas discussões de determinadas pautas feministas.

🔸
RACISMO
🔸

Em um dos episódios da segunda temporada, a série retrata o preconceito sofrido por um personagem, Bash, que é negro. Em uma das cenas mais tristes da temporada, Bash é repreendido por sua cor por um funcionário do trem no qual tentava entrar. O detalhe é que o funcionário preconceituoso era, ele mesmo, negro.
A cena retrata a resignação de determinadas pessoas, que seja por sua cor, profissão, etnia ou gênero, aprenderam a acreditar que valem menos que outras.

🔸
HOMOFOBIA
🔸

Outro tema marcante da segunda temporada é sobre um rapaz chamado Cole que é sensível e ao mesmo tempo um artista promissor. No entanto, ele sofria bullying por ser muito feminino.O rapaz passa então por uma transformação. Ao se descobrir, ele adquire forças para confrontar seus opressores, inclusive seu professor. Cole teve discernimento para compreender que o ódio do Sr. Philips não era direcionado ao aluno, mas a si próprio.
🔹
Nome: Anne With an E 
Duração: 01:00h
Gênero: Drama
Elenco principal: Amybeth McNulty; Geraldine James
Temporadas: 2

EXEMPLO DE REDAÇÃO

A Lei Seca foi implantada no Brasil no ano de 2008, com a finalidade de reduzir o número de acidentes de trânsito, tendo em vista que 30% destes são causados por condutores alcoolizados. A lei determina que , se comprovada a ingestão de álcool através do teste do “bafômetro” ou exame de sangue , o motorista poderia perder sua habilitação e até cumprir pena , além de pagar uma multa.

No período inicial de implantação da lei , a população se surpreendeu com a quantidade e seriedade das fiscalizações. Certamente , o brasileiro acreditou que continuaria impune ao colocar em risco a sua vida e a dos que o cercam. Com a percepção de que seus atos teriam sérias consequências, veio uma notável mudança de postura da população, que passou a deixar seus carros em casa , utilizando outros meios de transporte ou até mesmo não consumindo bebidas alcoólicas.

Entretanto, como toda generalização, esta também é equivocada: não é plausível afirmar que toda a população brasileira possui consciência de que beber e dirigir acarreta danos graves. Ainda há a parcela que conserva o pensamento de que “nada de ruim acontecerá” e “apenas uma latinha não fará mal”. Para atingir essa parcela ainda existente , algumas medidas já têm sido tomadas, como a divulgação de publicidade.

Mesmo com os resultados significativos após cinco anos de implantação da lei , existem outras ações que podem ser tomadas: implantação de aulas e palestras para uma conscientização precoce sobre os efeitos do uso do álcool nas redes de ensino básico, melhorias no sistema de transportes públicos (diminuindo a dependência dos privados), incentivos fiscais aos taxistas (levaria a uma redução nas tarifas) e , finalmente , aumento nas fiscalizações em determinados horários.

Close

Publicidade