Como usar o filme “Coach Carter – Treino para a vida” na Redação do ENEM

Me indicaram esses dias o tema “Evasão Escolar” e confesso que foi difícil encontrar uma filme que analisasse somente esse tema. No entanto, o filme “COACH CARTER – TREINO PARA A VIDA” mostra um pouco dessa realidade e com toda certeza pode ser usado na Redação do ENEM.

🔸
EVASÃO ESCOLAR
🔸

O filme Coach Carter é baseado em uma história real. O filme conta a história de um técnico de basquete preocupado não apenas com o desempenho escolar dos estudantes que fazem parte da equipe de jogadores. Mas, sobretudo, com o tipo de pessoa que cada um daqueles jovens se tornaria.
▪️
A jornada do técnico foi muito difícil, pois os jogadores enxergavam somente a triste e desanimadora realidade em que viviam. Eles não tinham grandes perspectivas na vida. Muito desmotivados, não se dedicavam aos estudos e, evasão, repetência, falta as aulas, era comum na escola em que frequentavam.
▪️
Para entedermos a evasão escolar é necessário saber os motivos que ocasionam esse fato. Alguns motivos seriam: Gravidez na adolescência, drogas, emprego na adolescência, pobreza, o déficit de aprendizagem e até mesmo o deslocamento para o terreno escolar. Eu, particularmente, acredito que o tema “Evasão Escolar” tem uma forte chance de cair esse ano e é uma das minhas apostas (farei uma lista em breve).
▪️
Esse filme eu utilizaria numa Introdução da Redação, listando os motivos que causam a evasão, conforme citado acima. Aliás, a desmotivação é um dos temas que se encaixam no filme, além de ser um motivo de evasão. O filme também mostra a consequência de quando se resolve um obstáculo na vida do estudante, que muitas vezes, não acreditam na própria capacidade de superação, pois a realidade na qual estão inseridos lhes direciona para o fracasso.

🔹DETALHES 🔹

Nome: Coach Carter Treino para a vida (Coach Carter)
Duração: 02:17 min
Ano: 2005
Gênero: Drama
Elenco principal: Samuel L. Jackson
Direção: Thomas Carter

EXEMPLO DE REDAÇÃO

Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual , um crescimento que ganha atenção por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência , diferentes impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios de comunicação pode nos oferecer.

A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variadas classes sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais simbolizam de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial , fortemente integrada ao mundo virtual . Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é , no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha entre o público e o privado.

Afinal , a internet se constitui também como um ambiente social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo real . Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o real e o virtual . Para um bom uso da internet sem cair nas armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a construção da criticidade , o bom senso entre os usuários da rede , uma verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o real e o virtual . É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa cidadania

Close

Publicidade