Como usar o documentário “Explicando” na Redação do ENEM

Hoje trago para vocês um documentário, disponível na Netflix, sobre diversos assuntos que são abordados. Assuntos que não são parte integralizada de um único tema, mas sim de vários temas totalmente diferentes.
▪️
Alguns deles têm a ver com possíveis temas da Redação e outros são somente para conhecimento. Eu coloquei “Desigualdade social” como tema principal, mas vou falar de outros assuntos.

🔸
ESTÉTICA / SAÚDE
🔸

Um dos episódios mostra “Por que as dietas dão errado?”. Segundo o documentário, a principal razão porque as dietas falham é porque focam na perda de peso. A fisiologia humana é feita para garantir a manutenção do peso. E a nossa fisiologia não gosta de ser contrariada. Esse tema sobre o estereótipo visual que a sociedade nos impõe sempre está na lista de um dos possíveis temas da Redação.

🔸
DESIGUALDADE
🔸

Outro episódio do documentário tem como título: “Por que as mulheres ganham menos?”. O episódio aborda basicamente a discrepância salarial entre homens e mulheres e os direitos das mulheres no local de trabalho.

🔸
CRISE HÍDRICA
🔸

No documentário, ainda há um episódio sobre a crise hídrica, porém de forma mundial. O episódio aborda a crise da água em todo o mundo, incluindo ideias sobre como proteger a água limpa (proposta de intervenção) e garantir que os países do terceiro mundo continuem a ter acesso.
▪️
Sobre o documentário, seus primeiros assuntos foram Monogamia, DNA projetado e a diferença de riquezas entre brancos e negros. A abordagem também é bem cuidadosa, sempre trazendo fatos e abertura para discussões.
▪️
O episódio sobre diferença de riqueza entre brancos e negros é uma amostra do tamanho da pesquisa que esse pessoal faz. Eles traçam a história desde o fim da escravidão, até os dias de hoje, em que os EUA ainda tem uma cultura bem racista. Com isso, temos uma visão mais ampla do problema e suas razões provadas com fatos.
▪️
‘Explicando’ é uma boa produção até pra quem não curte documentários. É cheia de informação, além de ter um formato leve, discontraído e dinâmico.
🔹
Nome: Explicando (Explained) 
Duração: 14 a 20 min
Gênero: Documentário
Direção: Ezra Klein, Joe Posner

EXEMPLO DE REDAÇÃO

A crescente popularização do uso da internet em grande parte do globo terrestre é uma das principais características do século XXI. Tal popularização apresenta grande relevância e gera impactos sociais, políticos e econômicos na sociedade atual . Um importante questionamento em relação a esse expressivo uso da internet é o fato de existir uma linha tênue entre o público e privado nas redes sociais.

Estas, constantemente são utilizadas para propagar ideias, divulgar o talento de pessoas até então anônimas, manter e criar vínculos afetivos, mas, em contrapartida também podem expor indivíduos mais do que o necessário, em alguns casos agredindo a sua privacidade. Recentemente , ocorreram dois fatos que exemplificam ambas as situações. A “Primavera Árabe”, nome dado a uma série de revoluções ocorridas em países árabes, teve as redes sociais como importante meio de disseminação de idéias revolucionárias e conscientização desses povos dos problemas políticos, sociais e econômicos que assolam esses países.

Neste caso, a internet agiu e continua agindo de forma benéfica , derrubando governos autoritários e pressionando melhorias sociais. Em outro caso, bastante divulgado também na mídia , a internet serviu como instrumento de violação da privacidade. Fotos íntimas da atriz hollywoodiana Scarlett Johansson foram acessadas por um hacker através de seu celular e divulgadas pela internet para o mundo inteiro, causando um enorme constrangimento para a atriz.

Analisando situações semelhantes às citadas anteriormente , conclui-se que é necessário que haja uma conscientização por parte dos internautas de que aquilo que for uma utilidade pública ou algo que não agrida ou exponha um indivíduo pode e deve ser divulgado. Já o que for privado e extremamente pessoal deve ser preservado e distanciado do mundo virtual , que compartilha informações para um grande número de pessoas em um curto intervalo de tempo. Dessa forma , situações realmente desagradáveis no incrível universo da internet serão evitadas

Close

Publicidade